Heavy Metal Portugal - Music

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Heavy Metal Portugal - Music

    TECLADOS E SINTETIZADORES...

    avatar
    Convidad
    Convidado


    TECLADOS E SINTETIZADORES... Empty TECLADOS E SINTETIZADORES...

    Mensagem  Convidad 08.11.09 1:01

    Um teclado/sintetizador é um instrumento musical eletrônico projetado para produzir sons gerados artificialmente, usando técnicas diversas.
    Um sintetizador cria sons através da manipulação direta de correntes elétricas (sintetizadores analógicos), leitura de dados contidos numa memória (sintetizadores digitais), ou manipulação matemática de valores discretos com o uso de tecnologia digital incluindo computadores (modulação física) ou por uma combinação de vários métodos. No estágio final, as correntes elétricas são usadas para causar vibrações no diafragma de caixas de som, fones de ouvido, etc. O som sintetizado é diferente da gravação de um som natural, onde a energia mecânica da onda sonora é transformada em um sinal que então é convertido de volta à energia mecânica quando tocado (embora o método de sampling mascare esta distinção).
    Foi inventado em 1960 pelo russo Leon Theremin, mas o modelo mais identificado como um sintetizador como conhecemos, data de 1964, desenvolvido por Robert Moog e Herbert Deutsch, chamado: Moog. Era monofônico (só era possível tocar uma nota por vez) e ocupava grande espaço. A primeira utilização de um sintetizador em um show ao vivo foi ainda na década de sessenta, pelo grupo The Nice, liderado por Keith Emerson, que posteriormente formaria o Emerson, Lake & Palmer. Posteriormente, foram desenvolvidos sintetizadores bem menores e polifônicos, como o Polymoog, de 1976, podendo-se, assim, gerar acordes. Hoje é utilizado também pelo músico francês de música eletrônica: Jean Michel Jarre recordista mundial de público em show aberto.

    Modelos clássicos de sintetizador
    • Sistemas de sintetizador Moog
    • ARP 2600
    • ARP Odyssey
    • Minimoog
    • EMS VCS3
    • Fairlight CMI
    • NED Synclavier
    • E-mu Emulator
    • Sequential Circuits Prophet 5
    • Roland Jupiter-8
    • PPG Wave
    • Roland TB-303
    • Roland JD-800
    • Roland D-50
    • WaveFrame AudioFrame
    • Yamaha DX7
    • Yamaha VL-1
    • Yamaha SHS-10
    • Roland JP-8000
    • Clavia Nord Lead
    • Oberheim OB-Xa
    • Lyricon
    • Alesis Andromeda A


    Olaf Azmun-Biköh
    Olaf Azmun-Biköh


    Número de Mensagens : 1558
    Idade : 33
    Localização : Eborae
    País : TECLADOS E SINTETIZADORES... Portugalpi7
    Data de inscrição : 22/06/2009

    TECLADOS E SINTETIZADORES... Empty Re: TECLADOS E SINTETIZADORES...

    Mensagem  Olaf Azmun-Biköh 08.11.09 1:59

    Para além do meu instrumento ser guitarra, há sons de sintetizadores aos quais não resisto... Mellotron, Hammond Organ, Rhodes, Moog... o que eu adoro ouvir esses sons em músicas!
    avatar
    Convidad
    Convidado


    TECLADOS E SINTETIZADORES... Empty Re: TECLADOS E SINTETIZADORES...

    Mensagem  Convidad 08.11.09 3:29

    Olaf Azmun-Biköh escreveu:Para além do meu instrumento ser guitarra, há sons de sintetizadores aos quais não resisto... Mellotron, Hammond Organ, Rhodes, Moog... o que eu adoro ouvir esses sons em músicas!

    X2
    avatar
    Convidad
    Convidado


    TECLADOS E SINTETIZADORES... Empty Re: TECLADOS E SINTETIZADORES...

    Mensagem  Convidad 08.11.09 22:10

    Mellotron é um teclado eletromecânico polifônico desenvolvido originalmente em Birmingham, Inglaterra, no início da década de 1960, por uma empresa de mesmo nome.
    Sua estrutura primordial é um banco de fitas magnéticas de áudio, cada uma com aproximadamente oito segundos de duração. Quando a tecla é pressionada, a cabeça de do leitor é posicionada para tocar o som pré-gravado. Os primeiros modelos MKI e MKII continham dois teclados lado a lado: à direita havia 18 sons selecionáveis como instrumentos de cordas e flauta; o teclado executava trilhas de ritmos pré-programados (em diversos gêneros musicais). Para os modelos posteriores e mais leves M400, havia três sons selecionáveis como instrumentos de corda, violoncelo e o coro de oito vozes.
    O multi-instrumentalista britânico Graham Bond é considerado o primeiro músico de rock a gravar com um mellotron, começando em 1965. No ano seguinte os The Beatles usaram o instrumento para o compacto "Strawberry Fields Forever" (gravado entre novembro e dezembro). Mas foi Mike Pinder do Moody Blues que trouxe o mellotron para destaque na música popular com o álbum de 1967 Days of Future Passed, em canções como "Nights in White Satin" e "Tuesday Afternoon". Com o instrumento, foram gravados mais cinco álbuns: In Search of the Lost Chord (1968), On the Threshold of a Dream e To Our Children's Children's Children (1969), A Question of Balance (1970) e Every Good Boy Deserves Favour (1971). No álbum seguinte, Seventh Sojourn (1972), foi utilizado o Chamberlain, similar ao mellotron.
    O instrumento também foi usado por The Zombies ("Changes", "Hung Up on a Dream"), Donovan ("Celeste"), Jean Michel Jarre ("Oxygene"), Manfred Mann (como em "So Long Dad" e "Semi-Detached Suburban Mr. James"), Lynyrd Skynyrd ("Tuesday's Gone"), The Rolling Stones ("2000 Light Years from Home"), The Bee Gees ("World", "Every Christian Lion-Hearted Man Will Show You"), Traffic ("House for Everyone", "Hole In My Shoe"), Pink Floyd ("A Saucerful of Secrets", "Julia Dream", "Sysyphus" and "Atom Heart Mother"), Procol Harum ("Magdalene (My Regal Zonophone)"), The Left Banke ("Myrah"), Marvin Gaye ("Mercy Mercy Me (The Ecology)"), Big Star ("Kangaroo"), José Cid ("10.000 anos depois entre Vénus e Marte", "Onde, quando, como, porquê cantamos pessoas vivas") e outros, durante o auge da música psicodélica.
    A partir da década de 1970, o mellotron se tornou um instrumento de acompanhamento para vários grupos de rock progressivo; em conjunto com o órgão Hammond se tornou essencial para definir o som do gênero musical. Ele foi usado em álbuns como Once Again de Barclay James Harvest, Grave New World de The Strawbs, In the Court of the Crimson King de King Crimson, Space Oddity, Hunky Dory e Diamond Dogs de David Bowie, 2112 e Snakes & Arrows de Rush, I Robot de The Alan Parsons Project, Fragile e Close to the Edge de Yes, e Nursery Cryme, Genesis Live, Foxtrot, Selling England by the Pound, The Lamb Lies Down on Broadway, A Trick of the Tail, Wind & Wuthering e Seconds Out do Genesis.
    O Led Zeppelin usou um mellotron para recriar o arranjo de gravação para apresentações ao vivo de "Stairway to Heaven", e o instrumento também apareceu na canção "The Rain Song" do álbum Houses of the Holy. Ele também foi bastante usado pelo pioneiros da música eletrônica Tangerine Dream, como nos álbuns Phaedra, Rubycon, Ricochet e Encore.
    O advento de instrumentos mais baratos e mais confiáveis reduziram a popularidade do mellotron no final da década de 1970. Seguido do impacto do punk, o instrumento é atualmente visto como uma relíquia de uma era pomposa. Ele experimentou uma volta à música na década de 1990 através de bandas como Marillion, The Smashing Pumpkins, Oasis, Pearl Jam, Nine Inch Nails, Radiohead, Porcupine Tree e Opeth.


    TECLADOS E SINTETIZADORES... Mellotron é um teclado eletromecânico polifônico desenvolvido originalmente em Birmingham, Inglaterra, no início da década de 1960, por uma empresa de mesmo nome

    TECLADOS E SINTETIZADORES... Mellotron1
    Por baixo de cada tecla existe um fita magnética e um leitor.

    TECLADOS E SINTETIZADORES... Mellotron2
    Pressionando uma tecla, ativa-se a fita e o leitor.



    Olaf Azmun-Biköh
    Olaf Azmun-Biköh


    Número de Mensagens : 1558
    Idade : 33
    Localização : Eborae
    País : TECLADOS E SINTETIZADORES... Portugalpi7
    Data de inscrição : 22/06/2009

    TECLADOS E SINTETIZADORES... Empty Re: TECLADOS E SINTETIZADORES...

    Mensagem  Olaf Azmun-Biköh 08.11.09 23:29

    O que eu dava por um mellotron... ou um hammond...

    Conteúdo patrocinado


    TECLADOS E SINTETIZADORES... Empty Re: TECLADOS E SINTETIZADORES...

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28.03.24 18:51