Heavy Metal Portugal - Music

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Heavy Metal Portugal - Music

+9
Necr6phag1st
MFCartoons
PriscillaRayne
v-shadow
Olaf Azmun-Biköh
AG
snoozevlc
Para Bellum
King.Babar
13 participantes

    MÚSICA OU CONTEÚDO?

    avatar
    Convidad
    Convidado


    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  Convidad 27.09.09 3:41

    O QUE ACHAS MAIS IMPORTANTE:
    A música e a secção instrumental (a vóz incluida como instrumento harmónico) ou também o conteúdo e a eventual mensagem; ou ambas?

    Ou dás um valor superior aos conceitos mais abstractizantes que possam ser desprovidos de objecto de crítica imediata mas sejam caracterizados por uma estética puramente formal?
    King.Babar
    King.Babar


    Número de Mensagens : 5805
    Idade : 32
    Localização : Vila Real (arredores)
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 24/03/2009

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  King.Babar 27.09.09 11:24

    aí está um tópico com pernas...algum dia tinhas que acertar!
    pra mim música é som, não letras. contudo há varias letras que me deixam estupefacto.
    então, para mim uma boa musica(instrumental e harmonizaçao vocal) nao depende de boas lyrics, mas se tiver boas lyrics e a musica for uma merda pra mim tá logo excluida.
    Para Bellum
    Para Bellum


    Número de Mensagens : 3692
    Idade : 34
    Localização : Oliveira dos Azeites/Porto
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 17/08/2008

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  Para Bellum 27.09.09 11:52

    King.Babar escreveu:aí está um tópico com pernas...algum dia tinhas que acertar!
    pra mim música é som, não letras. contudo há varias letras que me deixam estupefacto.
    então, para mim uma boa musica(instrumental e harmonizaçao vocal) nao depende de boas lyrics, mas se tiver boas lyrics e a musica for uma merda pra mim tá logo excluida.

    x2
    snoozevlc
    snoozevlc


    Número de Mensagens : 1165
    Idade : 31
    Localização : Vale de cambra
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 19/01/2009

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  snoozevlc 27.09.09 12:07

    Para Bellum escreveu:
    King.Babar escreveu:aí está um tópico com pernas...algum dia tinhas que acertar!
    pra mim música é som, não letras. contudo há varias letras que me deixam estupefacto.
    então, para mim uma boa musica(instrumental e harmonizaçao vocal) nao depende de boas lyrics, mas se tiver boas lyrics e a musica for uma merda pra mim tá logo excluida.

    x2

    x3
    AG
    AG


    Número de Mensagens : 559
    Idade : 36
    Localização : Sul do Tejo
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 24/04/2009

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  AG 27.09.09 12:36

    Gosto deste tópico também.

    Podes apreciar a música pela mensagem que te passa.
    Podes apreciar a música pelo seu virtuosismo instrumental.
    Podes até gostar da música, sendo a história que conta péssima. Ou, vice-versa com o instrumental.

    ---

    Mas para uma determinada música ser considerada para mim: uma obra de arte, tem que contemplar o "gesamtwerk" - arte como um todo - do qual, Wagner, tanto falou.
    Dou um exemplo (para mim) indiscutível: Pink Floyd.
    Olaf Azmun-Biköh
    Olaf Azmun-Biköh


    Número de Mensagens : 1558
    Idade : 33
    Localização : Eborae
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 22/06/2009

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  Olaf Azmun-Biköh 27.09.09 12:59

    x2 no Pink Floyd issue.

    Para mim a voz e lyrics dependem do tipo de música. Oiço Death Metal maioritariamente pela guitarra; não ligo muito à voz e raramente tento entender as letras, gosto é de ouvir certos riffs complexos etc.
    Já noutros géneros, gosto da música como um todo, tem de encaixar tudo bem. Sendo o meu género favorito o Prog, gosto que as lyrics façam sentido com a música.
    E por último há outras músicas bastante simples em que nem se liga à parte instrumental, mas têm uma letra às vezes que diz muito.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  Convidad 27.09.09 15:27

    AG escreveu:Gosto deste tópico também.

    Podes apreciar a música pela mensagem que te passa.
    Podes apreciar a música pelo seu virtuosismo instrumental.
    Podes até gostar da música, sendo a história que conta péssima. Ou, vice-versa com o instrumental.

    ---

    Mas para uma determinada música ser considerada para mim: uma obra de arte, tem que contemplar o "gesamtwerk" - arte como um todo - do qual, Wagner, tanto falou.
    Dou um exemplo (para mim) indiscutível: Pink Floyd.

    Pink Floyd - muito bom!
    Deves então conhecer o documentário de 1972 - live at pompeii; dos Pink
    avatar
    Convidad
    Convidado


    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  Convidad 27.09.09 15:34

    King.Babar escreveu:aí está um tópico com pernas...algum dia tinhas que acertar!
    pra mim música é som, não letras. contudo há varias letras que me deixam estupefacto.
    então, para mim uma boa musica(instrumental e harmonizaçao vocal) nao depende de boas lyrics, mas se tiver boas lyrics e a musica for uma merda pra mim tá logo excluida.

    É assim: o pobre vai sem esmola mas não vai sem resposta.

    E aquilo que não me faz ter nem pés nem cabeça; é já ter tido muito pé e cabeça.

    E eu sei acertar; mas mais dificil às vezes é conseguir não acertar eh eh eh

    Mas de qualquer das maneiras, muito obrigado
    Fico grato e de resto boas ideias não me faltam...tem de existir tempo e por vezes falta-me porque ele foje...
    Olaf Azmun-Biköh
    Olaf Azmun-Biköh


    Número de Mensagens : 1558
    Idade : 33
    Localização : Eborae
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 22/06/2009

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  Olaf Azmun-Biköh 27.09.09 16:37

    Guest Ansur escreveu:
    Pink Floyd - muito bom!
    Deves então conhecer o documentário de 1972 - live at pompeii; dos Pink

    Pink Floyd é das minhas bandas favoritas, e o Live At Pompeii causa-me arrepios. Especialmente na Echoes, na Set The Controls For The Heart Of The Sun e na Saucerful of Secrets, que está simplesmente genial.
    v-shadow
    v-shadow


    Número de Mensagens : 4006
    Idade : 37
    Localização : sao joao da madeira
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 10/11/2008

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  v-shadow 27.09.09 18:29

    pessoalmente nao dou importancia ás letras, presto mais atençao as guitarras, bateria e voz, se nao gostar da voz ja nem ouço a banda.
    o que nao é muito normal uma vez que sou um pseudo vocalista
    PriscillaRayne
    PriscillaRayne


    Número de Mensagens : 648
    Idade : 35
    Localização : Ovar, Aveiro
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 02/07/2009

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  PriscillaRayne 27.09.09 19:11

    v-shadow escreveu:pessoalmente nao dou importancia ás letras, presto mais atençao as guitarras, bateria e voz, se nao gostar da voz ja nem ouço a banda.
    o que nao é muito normal uma vez que sou um pseudo vocalista

    Eu acho que até é muito normal, eu tb sou pseudo vocalista e se a voz não me agradar tb mal consigo ouvir a banda mesmo que tenham um instrumental fantástico.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  Convidad 27.09.09 20:40

    The New Order" by TESTAMENT

    Takers of humanity, elders paranoid
    The time is now
    Give up this world you once destroyed
    Society versus the underground
    Their battles fought and lost
    the time has come
    to rule the world at any cost

    For the past it's too late
    'Cause the world can't control fate
    Shadows cast loud and clear
    Tell the world the new order's here

    Cities turn to battlefields
    a deadly spell is cast
    corpses falling one by one
    until the last
    The preacher speaks of prophecy
    so many years before
    No one escapes their punishment
    the gods of war

    For the past it's too late
    'Cause the world can't control fate
    Shadows cast loud and clear
    Tell the world the new order's here

    Death is like an empty space
    feel no thoughts of fear
    the future cries
    as mother nature sheds a tear
    The world becomes a prisoner
    a victim of its crime
    The human race is now a race
    against time

    FOR THE PAST IT'S TOO LATE
    'CAUSE THE WORLD CAN'T CONTROL FATE
    SHADOWS CAST LOUD AND CLEAR
    TELL THE WORLD THE NEW ORDER'S HERE
    v-shadow
    v-shadow


    Número de Mensagens : 4006
    Idade : 37
    Localização : sao joao da madeira
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 10/11/2008

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  v-shadow 28.09.09 11:39

    PriscillaRayne escreveu:
    v-shadow escreveu:pessoalmente nao dou importancia ás letras, presto mais atençao as guitarras, bateria e voz, se nao gostar da voz ja nem ouço a banda.
    o que nao é muito normal uma vez que sou um pseudo vocalista

    Eu acho que até é muito normal, eu tb sou pseudo vocalista e se a voz não me agradar tb mal consigo ouvir a banda mesmo que tenham um instrumental fantástico.

    referia-me a nao dar importancia as letras e mensagens, e alem disso presto mais atençao ao instrumental do que á voz, mas se nao gostar da voz nao sou capaz de ouvir a banda, acho que nao me tinha explicado bem no post anterior
    MFCartoons
    MFCartoons


    Número de Mensagens : 1727
    Idade : 33
    Localização : Paredes de Coura
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 10/10/2008

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  MFCartoons 28.09.09 11:43

    a mim nao me faz diferença se a letra da musica for uma porcaria Cyclops
    v-shadow
    v-shadow


    Número de Mensagens : 4006
    Idade : 37
    Localização : sao joao da madeira
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 10/11/2008

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  v-shadow 28.09.09 11:48

    MFCartoons escreveu:a mim nao me faz diferença se a letra da musica for uma porcaria Cyclops

    ya, as letras de children of bodom por vezes nem fazem sentido sequer, no entanto adoro qualquer album deles, menos o ultimo que ainda nem ouvi Que Cara
    MFCartoons
    MFCartoons


    Número de Mensagens : 1727
    Idade : 33
    Localização : Paredes de Coura
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 10/10/2008

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  MFCartoons 28.09.09 11:51

    o ultimo é um best of Que Cara
    Necr6phag1st
    Necr6phag1st
    Administrador


    Número de Mensagens : 2006
    Localização : Matosinhos
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 17/01/2008

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  Necr6phag1st 28.09.09 15:10

    Sem dúvida alguma dou mais atenção à música que às letras. A verdade é que até em certas músicas que já ouvi centenas de vezes ainda hoje não faço ideia do que tratam as letras. Procuro emoções na música e não nas palavras. Mas tal como já foi dito, se a voz for algo que não me agrada, até pode ter um instrumental brutal por trás, mas já não consigo ouvir.
    revolver23
    revolver23


    Número de Mensagens : 108
    Idade : 35
    Localização : Setúbal
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 11/11/2008

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  revolver23 28.09.09 15:27

    nao ha muito a dizer sobre este tema, a resposta parece ser universal...

    o q torna ainda mais bizarro o universo musical português, porque salvo raros casos, fazem-se as musicas a partir da letra, o q é equivalente a construir a casa pelo telhado.

    eu até dou algum desconto aos musicos com 30/+ anos d carreira devido ás influências do fado (q tanta importancia dá as letras) nos restantes generos até alturas do 25/4/74, mas ás novas gerações e sobretudo com a globalização realmente nao têm desculpa
    avatar
    Convidad
    Convidado


    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  Convidad 28.09.09 15:35

    Necr6phag1st escreveu:Sem dúvida alguma dou mais atenção à música que às letras. A verdade é que até em certas músicas que já ouvi centenas de vezes ainda hoje não faço ideia do que tratam as letras. Procuro emoções na música e não nas palavras. Mas tal como já foi dito, se a voz for algo que não me agrada, até pode ter um instrumental brutal por trás, mas já não consigo ouvir.

    De qualquer maneira eu dou importancia aos 3 aspectos que quanto a mim são fundamentais e que fazem da música - enquanto metal ou rock - uma coisa impar no seio das artes em geral.
    A palavra apesar daquilo que foi dito tem um grande peso e muita importancia no nosso mundo.

    Contudo a união da palavra, da música e da imagem conferem a uma banda um poder difícil de igular. Uma banda consegue sempre reunir estas 3 formas de expressaõ.

    Já a palavra por si só não tem o peso da imagem imediata - e vivemos no tempo actual o estatuto da imagem - tens qiue raciocinar e ccriar sempre a imagética a um nível mental - por isso existe a ilustração.

    A música por si só é a mais pura abstracção e transmite emoções e sensações que te podem remeter para imagens.

    As imagens por si só podem ser o imediatismo objectivo das outras duas expressões. Porém a imagem por ela mesma - ao contrário daquilo que se diz: vale por mil palavras - como aconteçe muitas vezes não explica coisa alguma e pode induzir em "erros" se não tiver uma legenda.

    Dou o exemplo das pinturas rupestre de Lascaux. Até hoje ninguem sabe ao certo o que aquilo representa: se um complexo religioso; político ou social. De qualquer maneira revelam pelo grafismo uma complexidade cultural muito avançada. E está longe daquilo que muitos dizem - tratar-se de primitivismo; que é outra coisa.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  Convidad 28.09.09 15:41

    revolver23 escreveu:nao ha muito a dizer sobre este tema, a resposta parece ser universal...

    o q torna ainda mais bizarro o universo musical português, porque salvo raros casos, fazem-se as musicas a partir da letra, o q é equivalente a construir a casa pelo telhado.

    eu até dou algum desconto aos musicos com 30/+ anos d carreira devido ás influências do fado (q tanta importancia dá as letras) nos restantes generos até alturas do 25/4/74, mas ás novas gerações e sobretudo com a globalização realmente nao têm desculpa

    Nunca fiz músicas a partir de letras mas sempre a partir do instrumental. Posso por vezes é partir de conceitos - ideias abstractas.

    Mas não me pareçe que o fado tenha alguma coisa a vêr com isso. Olha! Carlos Paredes! Mas lá fora passa-se a mesma coisa...!!!!! não com fado, mas vai ver no Blues por ex. e tantos outros exemplos que agora não lembro...
    avatar
    Convidad
    Convidado


    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  Convidad 28.09.09 15:55

    Já agora nesse aspecto puramente músical; dou o exemplo do Jazz - como instrumental - não há letra.

    É um grande gozo principalmente para quem toca. Mas é ter muito dedo! eh eh eh. São anos para viver aquilo...
    v-shadow
    v-shadow


    Número de Mensagens : 4006
    Idade : 37
    Localização : sao joao da madeira
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 10/11/2008

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  v-shadow 28.09.09 17:32

    MFCartoons escreveu:o ultimo é um best of Que Cara

    tas enganado, o ultimo é o blooddrunk, eles nem sequer tem nenhum best of lançado, vao é lançar em breve um album de covers
    AG
    AG


    Número de Mensagens : 559
    Idade : 36
    Localização : Sul do Tejo
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 24/04/2009

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  AG 28.09.09 17:39

    Olaf Azmun-Biköh escreveu:
    Guest Ansur escreveu:
    Pink Floyd - muito bom!
    Deves então conhecer o documentário de 1972 - live at pompeii; dos Pink

    Pink Floyd é das minhas bandas favoritas, e o Live At Pompeii causa-me arrepios. Especialmente na Echoes, na Set The Controls For The Heart Of The Sun e na Saucerful of Secrets, que está simplesmente genial.

    Referiste três músicas que gosto muito mas, para mim, a Echoes é "qualquer coisa".
    Vi esse documentário pela primeira vez, na esplanada da Cinemateca Portuguesa...foi o delírio.

    ---

    Gosto também muito do filme do Alan Parker Pink Floyd: The Wall (o albúm em si) trata de assuntos que me interessam. A loucura e a alienação do ser humano...
    King.Babar
    King.Babar


    Número de Mensagens : 5805
    Idade : 32
    Localização : Vila Real (arredores)
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 24/03/2009

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  King.Babar 28.09.09 18:36

    v-shadow escreveu:
    MFCartoons escreveu:a mim nao me faz diferença se a letra da musica for uma porcaria Cyclops

    ya, as letras de children of bodom por vezes nem fazem sentido sequer, no entanto adoro qualquer album deles, menos o ultimo que ainda nem ouvi Que Cara
    como é que é possivel nao o teres ouvido!?
    é um bom album, mas é o pior deles. e as letras estao particularmente esquesitas.
    King.Babar
    King.Babar


    Número de Mensagens : 5805
    Idade : 32
    Localização : Vila Real (arredores)
    País : MÚSICA OU CONTEÚDO? Portugalpi7
    Data de inscrição : 24/03/2009

    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  King.Babar 28.09.09 18:43

    Guest Ansur escreveu:
    revolver23 escreveu:nao ha muito a dizer sobre este tema, a resposta parece ser universal...

    o q torna ainda mais bizarro o universo musical português, porque salvo raros casos, fazem-se as musicas a partir da letra, o q é equivalente a construir a casa pelo telhado.

    eu até dou algum desconto aos musicos com 30/+ anos d carreira devido ás influências do fado (q tanta importancia dá as letras) nos restantes generos até alturas do 25/4/74, mas ás novas gerações e sobretudo com a globalização realmente nao têm desculpa

    Nunca fiz músicas a partir de letras mas sempre a partir do instrumental. Posso por vezes é partir de conceitos - ideias abstractas.

    Mas não me pareçe que o fado tenha alguma coisa a vêr com isso. Olha! Carlos Paredes! Mas lá fora passa-se a mesma coisa...!!!!! não com fado, mas vai ver no Blues por ex. e tantos outros exemplos que agora não lembro...
    os blues nao servem muito bem de exemplo axo eu...porque tem sempre uma progressao de 3 ou 4 acordes e o resto é improviso...

    Conteúdo patrocinado


    MÚSICA OU CONTEÚDO? Empty Re: MÚSICA OU CONTEÚDO?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: 07.05.24 14:47